20 novembro, 2010

Consciência Negra: Centenário da Revolta da Chibata e homenagem a poeta Maria Tereza M. de Jesus



&
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
 
Convidam
 
Consciência Negra: Centenário da Revolta da Chibata e homenagem a poeta Maria Tereza M. de Jesus



Fotos: da capa do livro João Cândido do Brasil de César Vieira, onde o Almirante Negro aparece lendo o decreto de anistia dos revoltosos no D.O. em 1910 e Maria Tereza “Curupira” em arte de Rodrigo Bueno

No dia 22 de novembro de 1910, marinheiros negros se rebelaram contra os castigos a que eram submetidos a bordo de embarcações brasileiras, liderados por João Cândido Felisberto ocuparam por cinco dias vários navios brasileiros na Baía da Guanabara, então Capital Federal. O levante dos marinheiros ficou conhecido como Revolta da Chibata. Para celebrar o centenário deste acontecimento e os 130 anos de nascimento de João Cândido, vamos realizar um evento com várias manifestações artísticas e uma homenagem a poeta Maria Tereza Moreira de Jesus, que nos deixou recentemente, com leituras de poesias de seu último livro “Negrices em Flor” publicado pela Edições Toró.

PROGRAMAÇÃO
19h00 - Exibição de vídeos documentários sobre a Revolta da Chibata
19h30 – Leitura da “Carta dos Marinheiros” (manifesto dirigido ao governo brasileiro na ocasião) e apresentação do livro “João Cândido do Brasil e a Revolta da Chibata” de César Vieira, dramaturgo e fundador do TUOV - Teatro Popular União e Olho Vivo.
19h50 - Apresentação do grupo de Capoeira Angola Omoayê e convidados
20h20 - Dança afro com Inayara Samuel acompanhada de músicos
20h40 - Apresentações musicais com a Banda Mokó de Sukata do movimento Trokaoslixo, o músico e compositor Haroldo Oliveira e outros convidados.

Durante a programação haverá leituras de textos sobre a Revolta da Chibata e seu líder, o Almirante Negro, João Cândido Felisberto e da poeta Maria Tereza Moreira de Jesus.

Quer participar Abaixo-assinado Manifesto de apoio à Indenização reparatória, “POST MORTEM”, POR PARTE DO GOVENO BRASILEIRO AO MARINHEIRO DE 1ª CLASSE JOÃO CÂNDIDO FELISBERTO (O ALMIRANTE NEGRO)? Acesse aqui:www.peticaopublica.com.br/?pi=JCF2010.

Serviço:
Centenário da Revolta da Chibata e homenagem a poeta Maria Tereza Moreira de Jesus
Dia 22 de novembro de 2010, segunda-feira, a partir das 19h.
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima – Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - São Paulo (SP) – Tel. 3082 5023.
Realização e Produção: Biblioteca Alceu Amoroso Lima & O Autor na Praça com apoio especial do poeta Ricardo Silva.
Assessoria de Imprensa: Edson Lima – 9586 5577 –edsonlima@oautornapraca.com.br.
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura do Município de São Paulo / AEUSP / ARTVER.

Saiba mais:
Sobre a Revolta da Chibata – www.pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Chibata.
Sobre João Cândido Felisberto –www.pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_C%C3%A2ndido.
Sobre Maria Tereza e o livro “Negrices em Flor” –
Sobre César Vieira e o TUOV - www.cesarvieiratuov.com.br.
Sobre o Grupo de Capoeira Angola Omoayê –www.capoeiraangolaomoaye.blogspot.com.
Sobre Haroldo de Oliveira - www.myspace.com/haroldooliveira.


O Autor na Praça participa da 5ª Balada Literária

BALADA LITERÁRIA completa cinco anos. E se consolida como um dos mais importantes e descontraídos eventos literários do país. É quase uma centena de artistas, nacionais e internacionais, em mesa de debate, em mesa de bar, no palco, trocando ideias, festejando lançamentos. A homenageada desta edição é a escritora paulistana LYGIA FAGUNDES TELLES, que tem toda a sua obra relançada pela Companhia das Letras - como o romance As Meninas e o livro de contos Antes do Baile Verde. "Desde o ano passado anunciamos esta celebração à grande Lygia. Ela aceitou com alegria o brinde que, agora, vamos levantar para ela", diz o escritor pernambucano Marcelino Freire, criador e organizador do evento, ao lado da Livraria da Vila e da Ato Cidadão e com o apoio da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Centro Cultural b_arco, Edith, Itaú Cultural, Goethe-Institut, SESC Pinheiros, Teatro Brincante, O Autor na Praça, Teatro da Vila e do bar Mercearia São Pedro.

O Autor na Praça participa da “Balada” recebendo noEspaço Plínio Marcos, jovens poetas do Coletivo Barkaça, de Minas Gerais, em um sarau em homenagem aRoberto Piva. Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, sábado, dia 20, as 13h30.

Veja a programação completa: www.baladaliteraria.zip.net.

Eles apóiam o projeto O AUTOR NA PRAÇA:

O Cantinho Português barraca de comida portuguesa na Feira de Artes da Praça benedito Calixto lançou um novo prato: "Camarão na batata a Saramago", claro que trata-se de uma homenagem ao grande escritor português José Saramago, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1998.


TV DA PRAÇA aqui você encontra cenas da BENEDITO CALIXTO - www.pracabeneditocalixtotv.com.br

Vozoteca LEK
 
Video Vozoteca Luiz Ernesto Kawall - Saiba mais sobre a Vozoteca e ouça
Praça Benedito Calixto, 86 - Pinheiros - Tel. 3062 0015 (visitas devem ser agendadas por telefone).



Nenhum comentário:

Postar um comentário