06 março, 2010

Revista Mouro


Enviado por Ciro Yoshiyasse

Camaradas! chegou a Mouro 2 digital! por favor divulguem em suas listas!

Obrigado,
Ciro


"O Núcleo de Estudos d’O Capital (fundado em 1991) apresenta ao público o segundo número de “Mouro”, sua revista marxista. Mouro, como todos sabem, era o apelido do velho Marx, devido à sua tez escura.

Nesta edição apresentamos o grande líder africano Gungunhana, ao lado de análises das revoluções cubana e chinesa e de uma crítica da primeira parte do Filme "Che", vivido nas telas pelo impressionante ator Benicio del Toro. A nossa permanente seção de marxismo apresenta estudos sobre Sartre e o jovem Marx, feitos por dois jovens historiadores.

Em tempo: nossa revista é cientificamente rigorosa, mas não acredita que o rigor advenha de títulos acadêmicos, da falta de humor ou da ausência de arte. Por isso, publicamos jovens estudantes, acadêmicos estabelecidos, velhos militantes e autodidatas de todas as épocas que não precisaram comprar com diplomas o direito de pensar, como dizia o velho Engels. Os artigos são sempre encomendados de acordo com os dossiês, por isso a revista não aceita propostas de publicação.

Nosso homenageado nesta edição é o companheiro Edgard Carone, comunista e professor de várias gerações de historiadores da USP. Dono da obra mais importante sobre a República Velha e o movimento operário no Brasil e de invejável biblioteca marxista. Invejável mesmo!

Os Editores"

Nenhum comentário:

Postar um comentário