25 setembro, 2009

Manifesto em Defesa da Democracia e do MST

Enviado por Sandro Mazzio.

http://www.petitiononline.com/manifmst/petition.html

Manifesto em Defesa da Democracia e do MST

“...Legitimam-se não pela propriedade, mas pelo trabalho,
nesse mundo em que o trabalho está em extinção.
Legitimam-se porque fazem História,
num mundo que já proclamou o fim da História.
Esses homens e mulheres são um contra-senso
porque restituem à vida um sentido que se perdeu...”
(“Notícias dos sobreviventes”, Eldorado dos Carajás, 1996).


A reconstrução da democracia no Brasil tem exigido, há trinta anos, enormes sacrifícios dos trabalhadores. Desde a reconstrução de suas organizações, destruídas por duas décadas de repressão da ditadura militar, até a invenção de novas formas de movimentos e de lutas capazes de responder ao desafio de enfrentar uma das sociedades mais desiguais do mundo. Isto tem implicado, também, apresentar aos herdeiros da cultura escravocrata de cinco séculos, os trabalhadores da cidade e do campo como cidadãos e como participantes legítimos não apenas da produção da riqueza do País (como ocorreu desde sempre), mas igualmente como beneficiários da partilha da riqueza produzida.

O ódio das oligarquias rurais e urbanas não perde de vista um único dia, um desses novos instrumentos de organização e luta criados pelos trabalhadores brasileiros a partir de 1984: o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST. E esse Movimento paga diariamente com suor e sangue – como ocorreu há pouco no Rio Grande do Sul, por sua ousadia de questionar um dos pilares da desigualdade social no Brasil: o monopólio da terra. O gesto de levantar sua bandeira numa ocupação traduz-se numa frase simples de entender e, por isso, intolerável aos ouvidos dos senhores da terra e do agronegócio. Um País, onde 1% da população tem a propriedade de 46% do território, defendida por cercas, agentes do Estado e matadores de aluguel, não podemos considerar uma República. Menos ainda, uma democracia.

A Constituição de 1988 determina que os latifúndios improdutivos e terras usadas para a plantação de matérias primas para a produção de drogas, devem ser destinados à Reforma Agrária. Mas, desde a assinatura da nova Carta, os sucessivos Governos têm negligenciado o seu cumprimento. À ousadia dos trabalhadores rurais de garantir esses direitos conquistados na Constituição, pressionando as autoridades através de ocupações pacíficas, soma-se outra ousadia, igualmente intolerável para os senhores do grande capital do campo e das cidades: a disputa legítima e legal do Orçamento Público.

Em quarenta anos, desde a criação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), cerca de um milhão de famílias rurais foram assentadas - mais da metade de 2003 pra cá. Para viabilizar a atividade econômica dessas famílias, para integrá-las ao processo produtivo de alimentos e divisas no novo ciclo de desenvolvimento, é necessário travar a disputa diária pelos investimentos públicos. Daí resulta o ódio dos ruralistas e outros setores do grande capital, habituados desde sempre ao acesso exclusivo aos créditos, subsídios e ao perdão periódico de suas dívidas.

O compromisso do Governo de rever os critérios de produtividade para a agricultura brasileira, responde a uma bandeira de quatro décadas de lutas dos movimentos dos trabalhadores do campo. Ao exigir a atualização desses índices, os trabalhadores do campo estão apenas exigindo o cumprimento da Constituição Federal, e que os avanços científicos e tecnológicos ocorridos nas últimas quatro décadas, sejam incorporados aos métodos de medir a produtividade agrícola do nosso País.

É contra essa bandeira que a bancada ruralista do Congresso Nacional reage, e ataca o MST. Como represália, buscam, mais uma vez, articular a formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra o MST. Seria a terceira em cinco anos. Se a agricultura brasileira é tão moderna e produtiva – como alardeia o agronegócio, por que temem tanto a atualização desses índices?

E, por que não é criada uma única CPI para analisar os recursos públicos destinados às organizações da classe patronal rural? Uma CPI que desse conta, por exemplo, de responder a algumas perguntas, tão simples como: O que ocorreu ao longo desses quarenta anos no campo brasileiro em termos de ganho de produtividade? Quanto a sociedade brasileira investiu para que uma verdadeira revolução – do ponto de vista de incorporação de novas tecnologias – tornasse a agricultura brasileira capaz de alimentar nosso povo e se afirmar como uma das maiores exportadoras de alimentos? Quantos perdões da dívida agrícola foram oferecidos pelos cofres públicos aos grandes proprietários de terra, nesse período?

O ataque ao MST extrapola a luta pela Reforma Agrária. É um ataque contra os avanços democráticos conquistados na Constituição de 1988 – como o que estabelece a função social da propriedade agrícola – e contra os direitos imprescindíveis para a reconstrução democrática do nosso País. É, portanto, contra essa reconstrução democrática que se levantam as lideranças do agronegócio e seus aliados no campo e nas cidades. E isso é grave. E isso é uma ameaça não apenas contra os movimentos dos trabalhadores rurais e urbanos, como para toda a sociedade. É a própria reconstrução democrática do Brasil, que custou os esforços e mesmo a vida de muitos brasileiros, que está sendo posta em xeque. É a própria reconstrução democrática do Brasil, que está sendo violentada.

É por essa razão que se arma, hoje, uma nova ofensiva dos setores mais conservadores da sociedade contra o Movimento dos Sem Terra – seja no Congresso Nacional, seja nos monopólios de comunicação, seja nos lobbies de pressão em todas as esferas de Poder. Trata-se, assim, ainda uma vez, de criminalizar um movimento que se mantém como uma bandeira acesa, inquietando a consciência democrática do país: a nossa democracia só será digna desse nome, quando incorporar todos os brasileiros e lhes conferir, como cidadãos e cidadãs, o direito a participar da partilha da riqueza que produzem ao longo de suas vidas, com suas mãos, o seu talento, o seu amor pela pátria de todos nós.

Contra a criminalização do MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA!

Pelo cumprimento das normas constitucionais que definem as terras destinadas à Reforma Agrária!

Pela adoção imediata dos novos critérios de produtividade para fins de Reforma Agrária!


São Paulo, 21 de setembro de 2009

Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA, ex-Deputado Federal Constituinte pelo PT-SP (1985-1991) e ex-consultor da FAO
Osvaldo Russo, estatístico, ex-presidente do INCRA (1993-1994), diretor da ABRA e coordenador do núcleo agrário nacional do PT
Hamilton Pereira, o Pedro Tierra, 61, é poeta e membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo
Antônio Cândido, crítico literário, USP
Leandro Konder, filósofo, PUC-RJ
István Mészáros, Hungria, filósofo
Eduardo Galeano, Uruguai, escritor
Alípio Freire, escritor
Fábio Konder Comparato, jurista, USP e Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra Fernando Morais, jornalista e escritor
Dr. Jacques Alfonsin, jurista, Porto Alegre
Altamiro Borges, PCdoB
Nilo Batista, jurista
Alberto Broch, Presidente da CONTAG
Artur Henrique, Presidente da CUT
Augusto Chagas, Presidente da UNE
Bartira Lima da Costa, Presidente da CONAM
Ivan Pinheiro, secretario geral do PCB
Ivan Valente, Deputador Federal PSOL/SP
José Antonio Moroni, diretor da ABONG e do INESC
José Maria de Almeida, CONLUTAS, presidente do PSTU
Nalu Faria, coordenadora geral da Sempreviva Organização Feminista – SOF e integrante da executiva nacional da Marcha Mundial das Mulheres.
Paulo Pereira da Silva, Deputado Federal PDT-SP e presidente da Força Sindical
Renato Rabelo, presidente do PcdoB
Renato Simões, Secretário de Movimentos Populares do PT
Roberto Amaral, ex-Ministro da Ciência e Tecnologia, Secretário Geral do PSB
Sérgio Miranda, PDT-MG
Valter Pomar, Secretário de Relações Internacionais do PT
Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
Dom Ladislau Biernaski, Presidente da CPT
Dom Pedro Casaldáliga, Bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT Dom Tomás Balduino, conselheiro permanente da CPT
Frei Betto, escritor Leonardo Boff, escritor
Reverendo Carlos Alberto Tomé da Silva, TSSF, Anglicano, Capelão Militar
Miguel Urbano, Portugal, jornalista
Anita Leocádia Prestes, historiadora, UFRJ
Beth Carvalho, sambista
Adriana Pacheco, Venezuela, ViveTV
Adelaide Gonçalves, historiadora, UFCE
Ana Esther Ceceña, UNAN
Antonio Moraes, Federação Única dos Petroleiros - FUP
Associação Brasileira de ONG's – ABONG
Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF)
Chico Diaz, ator
Cândido Grzybowski - IBASE
Comitè italiano de apoio ao Movimento Sem Terra (Amigos MST-Italia)
Antônio Carlos Spis, CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais)
Dora Martins, juíza de direito, e presidenta da Associação de Juízes pela Democracia
Emir Sader, sociólogo, LPP/UERJ
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB)
Hamilton de Souza, jornalista, PUC-SP
Heloísa Fernandes, socióloga, USP e ENFF
Jose Arbex, jornalista, PUC-SP
Maria Rita Kehl, psicanalista, São Paulo
Osmar Prado, ator
Paulo Arantes, filósofo, USP e ENFF
Vandana Shiva, Índia, cientista
Virginia Fontes, historiadora, UFF/Fiocruz
Vito Gianotti, jornalista e historiador, Núcleo Piratininga de Comunicação - Rio de janeiro
Abdias Nascimento
Acácio Zuniga Leite, ASSERA
Adalberto Pereira de Souza – diretório PT Piauí
Aderlan Crespo, membro do Instituto de Estudos Criminais do Estado do Rio de Janeiro-IECERJ
Adriana Facina
Airton Guedes, Frade Capuchinho
Airton Pissetti, sociólogo – Paraná
Alberto Frake, UFSC
Aldo Anrao Franco, Peru, CONACAMI
Alessandra Anzuini, Associazione Salvador Allende - Roma
Alexander Maximilian Hilsenleck Filho
Alexandre Cosme Jerônimo
Aline Caldeira Lopes, mestranda CPDA/UFRRJ
Aline Sasahara, cineasta, São Paulo.
Altacir Bunde - Movimento Camponês Popular (MCP)
Álvaro Neiva, jornalista - Rio de Janeiro
Ana Cláudia Diogo Tavares, advogada, doutoranda CPDA/UFRRJ
Ana Maria Testa Tambellini
Ana Rita de Lima Ferreira, historiadora e educadora popular
André Malhão, Fundação Oswaldo Cruz
Anselmo Ruoso, Federação Única dos Petroleiros - FUP
Antonio Bosi, historiador, Unioeste - PR
Antonio C. Q. Goulart, Sindicarto dos Engenheiros do Paraná
Antonio de Sá, presidente da FETAET
Antonio Elias, Uruguai, Sociedad Latinoamericana de Economia Política.
Aparecido Francisco Bertochi, cientista social – PR
Articulação Nacional de Agreocologia -Regional Amozonia (ANA-Amazonia)
Ary Miranda
Asociaçao Grupo Mission de Parma
ASPTA - Agricultura Familiar e Agreocologica
Associação Agroecologiaca TIJUPÀ
Ayrton Centeno, jornalista, Porto Alegre
Bárbara Eliodora Costa Freitas
Batira Silveira Grande, UFSC
Beatriz Bissio, jornalista, Rio de Janeiro
Benedetta Malavolti, insegnante - Roma
Bernardo Ricupero, cientista político, USP
Camila Moreno
Camilo Pérez Bustilo, Centro sobre Migraciony de Rechaos Humanos
Carina de Lima Ferreira
Carla Ferreira, historiadora e jornalista
Carlos Antônio Morales
Carlos Cortez Romero, UFJF
Carlos Eduardo Martins
Carlos Frederico Marés, Procurador Geral do Estado no Paraná
Carlos Giannazi, Deputado Estadual PSOL/SP
Carlos Henrique Tibiriçá Miranda, conselheiro do CORECON-RJ e COFECON
Carlos Liechtsztejn, Sedes
Carlos Lopes, diretor de redação do periódico Hora do Povo
Carlos Octávio Ocké-Reis, IPEA
Carlos Walter Porto Gonçalves
Carmen Diniz , servidora pública federal - RJ
Carmen Eugênio
Carolina Abreu, Coordenação do Comitê Popular de Erradicação do Trabalho Escravo/NF
Carolina de Cássia Ribeiro Abreu
Cecibel Quimi Ramirez, Equador, CONFEUNASSC
Celaia Watanabe, asessora da Contag
Celi Taffarel, UFBA
Célia Vendramini, UFSC
Celso Maldos
Centro de Assessoria Popular Mariana Criola
Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata -MG
Chico Batera, músico, Rio de Janeiro
Ciro Bezerra, UFAL
Clara de Assis Vale Evangelista, analista em reforma de desenvolvimento
Clarilton Ribas, pesquisador, UFSC
Clarisse Castilhos, ativista feminista, economista, Porto Alegre
Claudia Cristhina Alves Lobo
Claudia Fanti, Itália, jornalista
Claudia Maria da Arruda
Claudia Mazzei Nogueira, UFSC
Claudia Santiago, jornalista
Claudia Trindade, historiadora
Cléia Anice da Mota Porto, assessora da CONTAG
Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG
Cristiane Silvestrini
Cristina Konder, jornalista, Rio de Janeiro
Cristina Miranda, presidente da ADUFRJ
Daniel Oliveira, Intersindical
Daniel Tyzel, Fórum Brasileiro da Economia Solidária
Daric Frigo, advogado, Terra de Direitos - PR
David Cortez, Bolívia, Movimiento Continental de Jóvenes y Pueblos Originarios,
UNORCAC-FENOCIN
Débora Franco Lerrer, jornalista e doutora em ciências sociais
Delze dos Santos Laureano
Denise Mazeto
Deonice Maria Malavazzi de Abreu, professora
Dermeval Saviani, educador, UNICAMP
Diego Panico, Itália
Dilma de Melo Silva, socióloga, USP
Diogo Valença, sociólogo, UFBA
Diretoria Colegiada da ASSERA - Associação dos Servidores da Reforma Agrária – DF
Diretório Central dos Estudantes da UFPR
Dirlene Marques, UFMG
Dom Diamantino de Carvalho, Bispo de Campanha - MG
Dom Enemésio Lazzares, vice-presidente da CPT.
Dom Xavier Gilles, Bispo de Viana (MA) e ex-presidente da CPT
Douglas Belchior, UNEAFRO
Douglas Mansur, repórter fotográfico e diretor do Sindicato dos Jornalista do Estado de São Paulo
Dr. Aníbal Valença, médico auditor, membro do Conselho Deliberativo da UNIDAS / PE
Dr. Leandro Scalabrin, Comissão de Direitos Humanos/OAB Passo fundo-RS
Dr. Miguel Carter, Estados Unidos, International Service American University
Durval Libânio Netto Mello, engenheiro agronômo e ambientalista, Secretário Executivo do Instituto Cabruca, UESC/BA
Eblin Faraje, UFF
Eden Santos
Edmilson Costa, PCB
Edmilson Ferreira, músico, repentista - Recife, PE
Eduardo Fernandes Araújo, professor de direito, UFPB
Eduardo Tamayo, Equador, ALAI
Eduardo Telles
Elder de Paula, sociólogo, UFAC
Elena De Angelis, Itália, Ass. Pangea - Roma
Eletta Cucuzza, itália, jornalista Adista – Roma
Elie Ghanem, pesquisador em educação, USP
Eliomar Coelho, vereador do Rio de Janeiro PSOL
Elisa Larkin Nascimento, antropóloga, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros
Emannuel Cancella, Federação Nacional dos Petroleiros e Sindipetro-RJ
Enoque Feitosa, professor de direito UFPB
Ermiria Maricato, arquiteta e urbanista, USP
Eurelino Coelho Neto, historiador, UEFS-BA
Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – ENECOS
Fabiana de Cassia Rodrigues
Fabio Antonio Campos
Fábio Garrido, MTD RJ
Fábio Marvulle Bueno
Fátima Fróes, Coordenadora do Setorial Estadual de Cultura - PT/BA
Fernanda Maria da Costa Vieira, advogada, doutoranda CPDA/UFRRJ
Fernanda Seibel, Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos - CEPDH (Caxias do Sul)
Fernando Ferreira Carneiro, UnB
Fernando Henrique Kawabe
Fernando José Manrtins, UNIOESTE - PR
Fernando Peregrino, presidente do Instituto Republicano - PR
Fernando Vieira, historiador
FETAET - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins
Firmiano Peratoner, Itália
Flávio Prieto, servidora pública federal -RJ
Forum Estadual de Econimia Solidária
Francesco Biagi, Itália, Centro Gandhi - Pisa
Francine Damasceno Pinheiro, advogada, doutoranda CPDA/UFRRJ
Francisco Alambert, historiador, USP
Francisco Carneiro De Filippo, economista, militante do PSOL e da Assembléia Popular no DF
Francisco Lewy, Sindicato dos Professores, Nova Friburgo/RJ
Franklin Leopoldo e Silva, filósofo, USP
Frederico Santana Rick, Pastorais Sociais, Belo Horizonte
Frei Anastácio Ribeiro, OFM, João Pessoa
Gabriela Dávila, Equador, CORPANP
Gaudêncio Frigotto, educador, UERJ
Gelsa Kmjnik
Geraldo Augusto Pinto
Geraldo Fabian Melo Frenco
Geraldo Prado, Desembargador do TJ do Rio de Janeiro e Professor de Direito da UFRJ
Gerson Teixeira, agrônomo, Brasília.
Geter Borges de Souza
Gilberto Caputo Santos, conselheiro do CORECON-RJ
Gilda Arantes, professora da rede publica do RJ
Gilney Viana, PT/MT
Giorgio Massi, itália, Rete Radiè Resch – Roma
Giovanni Caputo, Itália, jornalista
Gismário Ferreira Nobre, engenheiro agrônomo
Givanildo Manoel da Silva, educador popular e coordenador do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de SP
Gizlene Neder, UFF
Guilherme A. V. Dias, advogado
Guilherme Delgado, economista, Brasília.
Gustavo Oliveira
Hamilton Carvalho de Abreu, professor
Henrique Tahan Novaes
Horacio Martins, pesquisador agrário, Curitiba
Hugo Batalha, advogado
Humberto Delgado, Colômbia, SINCACFROMAYU
Igor Fuser, jornalista, Faculdade Cáspero Líbero (SP)
Igor Matos Lago
Ir. Michael Nolan
Ir. Sueli Belatto, Cônegas de Santo Agostinho
Iria Zanoni Gomes, socióloga, UFPR
Isabel Brasil, diretora da Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz.
Isabel Cristina Chaves Lopes, serviço social, UFF
Isabel Maria Loureiro
Isabella Jinkings, socióloga, professora e pesquisadora
Isidoro Revers
Ismael Cardoso, Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES
Ismael Paredes Paredes, Colômbia, SICO-ONIC
Ivan Martins
Ivana Jinkings, editora, São Paulo
Ivi Tavares Abrahão Castillero. médica
Ivo Poleto
Ivônio Barros, educador popular, assessor pedagógico da Universidade Livre Feminista
Izabel Loureiro
Jade Percassi, socióloga
Jadir Anunciação de Brito, professor de Direito Constitucional UNIRIO e advogado
Jamil Murad, PCdoB
Jean Pierre Leroy
Jeferson Paz
João Alexandre Peschanski
João Carlos Juruna, Força Sindical
João Luiz da Silva Dias
João Machado Borges Neto, PUC-SP
João Márcio Pereira, historiador, pesquisador no Rio de Janeiro
João Tancredo, Presidente do Instituto de Defensores de Direitos Humanos
Joaquim Rodrigues dos Santod Filho, núcleo agrário do PT/DF
Joaquim Soriano, PT
Jônatas Campos, jornalista - Recife
Jorge Ancan N., Chile, Identidad Territorial Lafkenche
José Carlos de Assis
José Domingues de Godoi Filho, geólogo, UFMT
José Erandir da Rocha, servidor da CONTAG
Jose Fritsch, ex- ministro da Pesca, PT-SC
José Glauco Ribeiro Tostes, UENF
José Juliano de Carvalho Filho, economista, USP
José Marcelo Machado Tavares, historiador
José Monção da Silva, sociólogo
José Paulo Vicente Cruz, vice-presidente de ambiente, atencção e promoção da Saúde - Fundação Oswaldo Cruz
José Vaz Parente, Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA
Juan Carlos Monedero, Espanha, escritor
Juçara Martins Ramos
Juliana Amoretti, Assembléia Popular DF
Juliana Caetano, estudante UFRJ, PSOL/RJ
Juliana Picoli Agatte
Justiça Global
Kassiano Avancini Hilleshein
Keiji Kanashiro, ex-Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, especialista em transporte e logística
Kildaire da Silva Pereira, Portugal, gestor de segurança
Lafaiete Neves, UFPR
Lalo Watanabe Minto
Laudiceia Schuaba Andrade, Secretaria Estadual de Mulheres no PT/ES
Laura Tavares, economista, Pró-Reitora de Extensão da UFRJ
Lauro Mattei, economista, UFSC
Leandro Uchoas, jornalista, RJ
Leda Maria Paulani, economista, USP
Lenin Erraez Andrade, Equador, UNASAY-FENOCIN
Leon Diniz Lima Junior
Leonilde Medeiros, sociólogo, CPDA/ UFRRJ
Levi Araújo, advogado, Pastor Batista, SP
Lidiane Penha, advogada do Instituto de Defensores de Direitos Humanos
Lilian Avivia Lubochinski, arquiteta
Lilian Moser, UFRO
Lincoln Secco, historiador, USP
Lindberg Farias, Prefeito de Nova Iguaçu – RJ
Lindomar Silva, Caritas Regional Norte II
Lívia Moreira de Alcântara
Luana Bonone, UJS
Luana de Ávila e Silva Oliveira, Assembléia Popular DF
Luci Choinack, Presidente do PT/SC, ex Deputada federal
Lucia Agrati, Itália, Rete Radiè Resch
Luciana Silva Garcia, advogada da Justiça Global
Luciene Lacerda, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/UFRJ
Luis Alberto Delgado, filósofo, UCB
Luis Bernardo Pericás
Luís Fernando Camargo de Barros Vidal, Associação Juízes para a Democracia
Luis Manosalvas, Equador, CNC-EA
Luis Mergulhão Ruas, professor, Rio de Janeiro
Luisa Santiago Vieira Souto, estudante de Ciências Sociais
Luiz Bassegio, Grito dos Excluídos Brasil
Luiz Bernardo Pericás, historiador
Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, pesquisador, UFSC
Luiz Carlos Pinheiro Machado, ex-presidente da Embrapa, pesquisador, UFSC
Luiz Fernando Zen Nora, Prefeitura de Teresópolis – RJ
Luiz Gustavo Assad Rupp, advogado, coordenador do Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz (Joinville-SC)
Luiz Mario Behnken, Conselheiro do CORECON-RJ e do Fórum Popular do Orçamento
Luiz Renato Martins, USP
Luiz Roberto Lima
Maísa Mendonça, Rede Social de Direitos Humanos
Mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo, PSOL/RJ
Mandato do Deputado Federal Chico Alencar, Deputado Federal PSOL/RJ
Marcela de Ataíde Batista, Consulta Popular - Recife
Marcelo Adriano Rodriguês, webdesigner - RJ
Marcelo Badaró, historiador, UFF
Marcelo Braz, professor da Escola de Seviço Social da UFRJ
Marcelo Carcanholo, economista, UFF
Marcelo Ernandez, cineasta - RJ
Marcelo Firpo Porto
Marcelo Gavião, Presidente da UJS
Marcelo Ridenti, sociólogo, UNICAMP
Marcelo Rosa, UnB
Márcia Camargos, jornalista e escritora, São Paulo
Marciano Toledo da Silva, MPA
Márcio Boechat Ferreira, Florianópolis
Marco Antonio Perruso, professor UFRRJ
Marco Calabria, giornalista - Roma
Marcos Barbosa de Oliveira, pesquisador, USP
Marcos Pedlowski, Universidade Estadual de Campos - RJ
Marcos Rogério de Sousa, advogado e assesor jurídico da Liderança do PT no Senado
Margarida Barreto, Médica, São Paulo
Maria Aparecida Motta
Maria Auxiliadora Campos, UPE
Maria Betania Nunes Pereira, Florianopolis
Maria Cabralllo, Espanha
Maria de Fárima Valentim Pessanha, CRESS
Maria Gaia, Sindicado Dos Bancários - PA
Maria Grazia Visintainer, Itália
Maria Helena Guimarães Pereira, jornalista
Maria Margarida Nepomuceno, jornalista
Maria Náustria de Albuquerque
Maria Orlanda Pinasse
Maria Paola, Itália, Rete Radiè Resch - Roma
Marian Pessah
Mariana Bedron Lesche
Mariana Cecchetti, arquiteta - RJ
Mariana Diniz, Portugal
Mariana Fernandes da Cunha Loureiro Amorim, artista plástica, Recife
Mariana Trotta Dalallana Quintans, advogada, doutoranda CPDA/UFRRJ
Marijane Vieira Lisboa
Marildo Menegat, filósofo, UFRJ
Marina MacRae
Marina MacRae, linguista, USP
Marinella Correggia, Itália, jornalista
Mario Jakobsind, jornalista, Rio de janeiro
Mario Maestri, historiador, UPF
Maristela R. Santos, estudante de ciências sociais IFSC
Marta Gomes, Itália, Università La Sapienza - Roma
Marta Harnecker, Chile, escritora
Mary Ann Lynch, Equador/Perú, ALAI
Matheus Felipe de Castro, professor de Direito - UFSC
Mathias Seibel Luce
Maurício Campos dos Santos, engenheiro
Maurício Vieira Martins, UFF
Mauro Gentilini, Itália, Rete Radiè Resch - Roma
Memelia Moreira, Estados Unidos, jornalista
Michael Lebowitz, Canadá, escritor
Michel Marie Le Ven
Miguel Carvalho, Presidente do PSOL/SP
Morgana Eneile, Secretária Nacional de Cultura do PT
Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia
Movimento de Magistrados Fluminenses pela Democracia - MMFD
Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC (Regional Minas Gerais)
Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA Brasil
Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB)
Newton Ferreira da Silva
Nicte-Ha Dzib Soto, Universidade do México
Nise Jinkinas, UFSC
Núcleo Socialista de Campo Grande, RJ
ONG Médicos Internacionais da Alemanha
Osvaldo León, Equador, ALAI
Otília Fiori Arantes, filósofa, USP
Padre Dirceu Fumagalli, Coordenador Nacional da CPT
Padre Pedro Baldissera, Deputado Estadual PT/SC
Partito della Rifondazione Comunista - SINISTRA EUROPEA (Itália)
Patricia Yallico Y, Equador, Escuela Formación Política Dolores Cacuango – Ecuarunari
Paula Castello Starkoff, Equador/Argentina, ALAI

Paulo Afonso A Quermes - diretor dos cursos de Filosofia e Ciência Política da Universidade Católica de Brasília- UCB
Paulo Afonso Quermes, Diretor dos cursos de Filosofia e Ciencia Política da UCB
Paulo Alves de Lima Filho
Paulo Andrade Magalhães
Paulo Andrade Magalhães Filho
Paulo Henrique Fernandes Silveira, filósofo, Universidade São Judas
Paulo Metri
Paulo Passarinho, Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro
Paulo Pinheiro Machado, historiador, UFSC
Paulo Ribeiro, Presidente da Fundação Darcy Ribeiro - RJ
Paulo Silveira, sociólogo, USP Paulo Zarth
Pe. Paulo Ricardo Cerioli, OSFS, RS
Pedro Bezerra, Rádio Tupi FM, Planaltina/DF
Pedro César Batista, escritor e jornalista
Pedro Fiori Arantes, arquiteto e urbanista, Usina
Pedro Ivo de Souza Batista, ambientalista, Rede Eco-socialista - Brasília
Pedro Marinho, historiador
Pedro Martins Magalhães
Pedro Munhoz, músico, Rio Grande do Sul
Penelope Diniz, servidora pública federal - RJ
Plinio de A. Sampaio Jr., economista, UNICAMP
Plurial Filmes, produtora de cinema e TV
Pr. Wellington Santos
Pulo Henrique Martinez, historiador, UNESP
Rafael Augusto de Oliveira Lima, advogado - Rio de Janeiro
Raimundo César Barreto Jr., pastor da Igreja Batista Esperança, Salvador - BA, vice-presidente da Aliança de Batistas do Brasil.
Raimundo Palhano, MSP
Ramon Chaves de Araujo, Servidor do INCRA
Raquel Vuelta, ASSERA
Raul Zibechi, Uruguai, jornalista
Rede Contra a Violencia
Rede de Agroecologia do Maranhão
Regina Ângela Landim Bruno, CPDA/UFRRJ
Regina Celly de Carvalho Martins
Reinaldo Volpato, cineasta, São Paulo
Renam Brandão, diretor do Sindicato dos Bancários – RJ
Renato Cinco, sociólogo - Rio de Janeiro
Ricardo Antunes, sociólogo, UNICAMP
Ricardo Musse, sociólogo, USP
Ricardo Teixeira, historiador, UFF
Richard Gott, Inglatera, historiador
Rita de Cássia Paula Mendes, feminista, militante do PSOL/SP
Roberto Efrem Filho, professor de Direito, UFPB
Roberto Leher, pesquisador, UERJ
Roberto Ponciano, servidor público federal, Presidente do SISEJUFE-RJ e Diretor de formação da CUT RJ
Roberto Saturnino Braga, Rio de Janeiro
Rodrigo Nobile
Rogério Araujo Christensen
Rogério Correia, PT/MG
Rogerio Fernandes Macedo
Rogério Ferrari
Rogério Rocha, Conselheiro do CORECON-RJ
Roldolfo Gêiser, agrônomo e ambientalista, São Paulo
Romeiro Venâncio, filósofo, UFS
Ronald Rocha, sociólogo, Minas Gerais
Ronaldo Gaspar, Unicastelo
Rosa Couto, Florianópolis
Rosa Maria Marques, economista, PUC/SP
Rosely Carlos Augusto
Rosiana Queiroz, miltante do MNDH
Rozina Conceição, coordenadora da UBM/SP
Ruben Alfredo de Siqueira, CPT Bahia
Rubens Casara, Juiz de direito no RJ e professor universitário
Rubens Nodari, geneticista, UFSC
Ruy Braga, sociólogo, USP
Sally Burch, Equador, ALAI, Ecuador
Saloá Citolin, educadora popular - RS, CUT
Sandra Procópio
Sandra Quintela, economista
Sandro Sacchet de Carvalho, economista – Rio de Janeiro
Sávio Bonés, jornalista, Minas Gerais
Serena Romagnoli, Itália
Sérgio Haddad, Ação Educativa
Sergio Ricardo Coutinho, UCB
Sérgio Sauer, sociólogo, UNB, relator de Direitos Humanos para o tema da terra, alimentaçao e territorio da DHESCA Brasil.
Severo Salles, UnB e UNAM
Silvia Martínez del Río, Uruguai, jornalista
Silvio Porto, agrônomo, Brasília
Sinclair Mallet Guy-Guerra
Sonia Lúcio Rodrigues de Lima, UFF
Sylvia Gemignani Garcia, socióloga, USP
Tania Maria de Castro Carvalho Netto
Tatiana Dahmer, diretora da ABONG
Teresa Peixoto Faria, UENF-RJ, Diretora do Centro de Ciências do Homem/UENF
Terezinha Cavalcante Feitosa, doutoranda CPDA/UFRRJ
Terezinha Martins dos Santos Souza, psicóloga, IESC/RJ
Tetê Moraes, cineasta - RJ
Theresa Cristina Zavaris Tanezini, UFS
Thiago de Ávila e Silva Oliveira, Brasilia
Thiago Douglas Moreira da Silva - Movimento Mudança / Movimento Ação e Identidade Socialista PT
Thiago Melo, mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo PSOL/RJ
Thomaz Ferreira Jensen, economista, São Paulo, SP
União da Juventude Socialista – UJS
Valdencastro Pereira Vilas Boas, CEFET/BA
Valéria Dias de Lima, Intersindical
Valmor Stedile, PDT-Paraná
Vanessa Silva, jornalista
Vânia Dalcin, Portugal, mestranda em educação intercultural
Vanilde dos Santos
Vanisa da Silva, estudante de serviços social, UCS
Vera Lucia Martins Ramos
Vicente Almeida, Presidente SINPAF SS Hortaliças
Victor Neves, músico – Rio de Janeiro
Vinicios de Rezende, UNICAMP
Wagner da Silva Olibeira, APEDEMA - Assembléia Permanente das Entidades em Defesa do Meio Ambiente no estado do Rio de Janeiro
Wallace Moraes, deoutor em Ciência Política
Werley Rodrigues de Carvalho
Willian Clementino da Silva, diretor de Política Agrária da CONTAG
Wilmar Ferraz, Secretário de Cultura do PT/GO
Wilson Cano, economista, UNICAMP
Wolfgang Leo Maar, filósofo, UFSCar
Zilda Ferreira


Sincerely,

Nenhum comentário:

Postar um comentário