28 agosto, 2009

TIMOR LOROSAE NAÇÃO: GOVERNO DE TIMOR-LESTE REFORÇA COOPERAÇÃO COM O BRASIL

TIMOR LOROSAE NAÇÃO: GOVERNO DE TIMOR-LESTE REFORÇA COOPERAÇÃO COM O BRASIL

Publicado no blog Timor Lorosae Nação

Sábado, 29 de Agosto de 2009

GOVERNO DE TIMOR-LESTE REFORÇA COOPERAÇÃO COM O BRASIL

.
MSO - Lusa - Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

Díli - O Governo da Timor-Leste assinou hoje três adendas ao Acordo Básico de Cooperação Técnica com o Brasil, nas áreas do trabalho, emprego e criação de rendimento.

As adendas hoje assinadas são enquadradas pelo Protocolo de Intenções sobre Cooperação Técnica nas áreas de trabalho, emprego e geração de renda, assinado em 11 de Julho de 2008 pelo ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Zacarias da Costa, e pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Um dos documentos reporta-se à implementação de sistema nacional de arquivos de Timor-Leste, prevendo a transferência de conhecimentos na área de arquivo e documentação, bem como o apoio em equipamentos para o Arquivo Nacional, formação de recursos humanos da administração pública nessa área, e ainda, o intercâmbio de publicação técnicas.

Outra das adendas ou “ajustes complementares” respeita ao “Programa de Formação em gestão de Microempreendimentos e auto-emprego”, prevendo o apoio à formação de 400 “microempreendedores”, que deverão vir a ser potenciais clientes de instituições de micro-crédito.

Um outro ajustamento complementar à cooperação bilateral entre Timor-Leste e o Brasil que hoje foi firmado contempla a criação do Observatório do Mercado de Trabalho Nacional de Timor-Leste.

A cooperação brasileira assumiu o compromisso de estruturar e instalar o observatório, instância governamental de assessoria técnica que vai ser dedicada à promoção e à difusão de informações, análises e propostas de acção sobre o mercado de trabalho.

Além disso, o documento complementar abrange a preparação de técnicos da Secretaria da Formação Profissional e Emprego de Timor-Leste, bem como a elaboração de pesquisas sobre o mercado de trabalho.

O Brasil mantém com Timor-Leste relações de cooperação em vários domínios desde 2002, ano em que os dois países assinaram o primeiro Acordo Básico de Cooperação Técnica.

Desde 2002 o Brasil já canalizou para Timor-Leste um apoio financeiro no valor aproximado de 3,8 milhões de euros, em áreas como a educação, administração pública, apoio à sociedade civil, agricultura, florestas e pesca.
. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário