29 agosto, 2009

Luz, Câmera, Ação! - The Youth Film Festival!

Parafraseando Glauber Rocha - "Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça", muitos jovens e adolescentes estão a seguir o lema de Glauber, anos depois do movimento Cinema Novo.

Diversos são os festivais de filmes juvenis. Alguns com esta temática e inseridos em grandes festivais de cinema, outros são organizados exclusivamente para a apresentação de filmes produzidos por jovens ou em co-produção com adultos. Este é o caso do The Cine Youth Festival, um projeto do Chicago International Film Festival, que apresenta filmes criados por profissionais direcionados para crianças e filmes criados por elas. Há um trabalho de orientação profissional e intercâmbio com as comunidades locais.

Outros festivais são projetos de centros de mídia juvenis que procuram formar jovens na área. O The Saint Petersburg International Youth Film Festival, criado pela Insight-In Art Center da Rússia e o Reel Youth Film Festival do Canadá são dois exemplos de festivais com produções exclusivamente produzidas por jovens e jovens adultos.

A organização "Kids For Kids" promove festivais em diversos locais espalhados pelo mundo, possibilita desta forma a difusão destas produções com impacto positivo sobre a vida das crianças.

Os festivais de Lola Kenya Screen - Kenya, Lahore International Children´s Film Festival - Paquistão e Jana International Youth Film Festival - Oriente Próximo - procuram em detalhes, programações que utilizam a arte de criação como uma forma de incentivar o ativismo político e o engajamento. Estes festivais atuam como trampolim para trabalhar grandes metas da democaracia, mídia e mudança social.

O cerne do Lola Kenya Screen é acreditar que as crianças são agentes de mudanças, o aprendizado de mídia e tecnologia são fundamentais para o ensino da leitura, escrita e aritmética. Estas habilidades são também cruciais para o progresso na alfabetização, equidade de gênero, e auto-expressão. Fundado em 2005, com sede em Nairobi, disponibiliza ferramentas para a produção de mídia por parte de crianças e adolescentes, mediante a produção de worshops, festival de filmes, pataformas audiovisuais para o marketing, promoção e distribuição de suas próprias produções. No festival são apresentadas produções do mundo todo - http://www.lolakenyascreen.org

http://www.youtube.com/watch?v=ueBFfLAIfcg&feature=player_embedded

O "Lahore International Children´s Film Festival" teve início no final de 2008 como um projeto do "Ali Institute of Education (AIE)" uma instituição educacional dedicada a melhoria da educação pública no Paquistão. A AIE criou o festival como uma forma inovadora para o engajamento dos estudantes, professores, administradores escolares e parentes para o aprendizado com a utilização de filmes. Em seu segundo ano o festival promove produções locais e internacionais de e para as crianças do Paquistão. O LICFF propicia a experiência de assistir filmes nas grandes telas para o público jovem, trazendo diversas perspectivas e expandindo suas visões sobre produções jovens como uma alternativa a programação televisiva. O processo de criação e produção é difundido pelas diversas províncias com apresentações nas escolas - http://lahorechildrenfilm.com/

O "Jana International Youth Film Festival" é organizado todo ano dentro dos programas do "Jana Arab Resource Center for the Popular Arts (ARCPA)." Com sede em Beirute, Líbano, o ARCPA procura oferecer ferramentas para a auto-expressão das comunidades que enfrentam a marginalização como uma forma para prover o fortalecimento enquanto celebram estas experiências e resiliências.

Um dos focus do ARCPA´s é propiciar a luta pelos seus próprios direitos, de crianças e jovens em suas comunidades. Seus programas contemplam filmagens entre outras formas de arte como fotografia, drama, escrita criativa e apresentação artística - http://www.al-jana.org/thome.htm.


A UNICEF criou um blog que divulga os diversos festivais juvenis em comemoração ao "International Children´s Day of Broadcasting - http://uniceficdb.wordpress.com/2009/08/03/a-youth-film-festival-for-everyone/.


Para saber mais:

http://www.lolakenyascreen.org


http://lahorechildrenfilm.com/


http://www.al-jana.org/thome.htm


http://uniceficdb.wordpress.com/2009/08/03/a-youth-film-festival-for-everyone/.


http://www.unaoc.org/content/view/346/257/lang,en.html


http://www.seethebiggerpicture.org/photo-contest-info.php.




Nenhum comentário:

Postar um comentário