17 abril, 2009

Programa de Índio - Brasil

Origem

http://www.programadeindio.org/

http://www.programadeindio.org/blog/

Num final de tarde de domingo, no dia 30 de junho de 1985, a voz e o pensamento do povo indígena de nosso país chegava pela primeira vez aos ouvintes da Rádio USP FM, pelos 93,7 MHz, numa experiência inovadora e inédita: o Programa de Índio.

O programa de rádio idealizado e realizado pelo Núcleo de Cultura Indígena-NCI, braço oficial da União das Nações Indígenas, abriu um espaço importante de comunicação entre as aldeias indígenas e o público urbano, de forma direta e original. Um “programa de índio para amansar brancos”…

O programa semanal de 30 minutos de duração era conduzido por Ailton Krenak, Álvaro Tukano e outras pessoas indígenas de várias etnias, trazendo o som das aldeias, a palavra criadora, as informações sobre o cotidiano e as expectativas dos povos indígenas de nosso país, a música ritual, as cerimônias.

Com muita verdade, como se fosse uma conversa em volta do fogo, o povo indígena se apropriou do importante instrumento que é o rádio para se fazer ouvir e conhecer, num momento de grandes transformações sociais e políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário