22 março, 2009

Curso sobre Filosofia, Pedagogia e Psicologia de Raiz Africana - Universidade Federal de São Carlos - Brasil

E-mail enviado por Marina Moraes Nabão.

CURSO SOBRE FILOSOFIA, PEDAGOGIA E PSICOLOGIA DE RAIZ AFRICANA

Excelência na Educação: contribuições do pensamento africano em Psicologia e Educação

 

Proponente: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (NEAB/UFSCar) e Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Carga Horária: 20h

Educador Responsável: Prof. Dr. Wade W. Nobles – psicólogo e professor de estudos africanos da San Francisco State University / USA, diretor executivo doInstitute for the Advanced Study of Black Family Life & Culture, Inc., diretor do Center for Applied Cultural Studies and Educational Achievement.

11 de maio (segunda)–

14h30 no Anfiteatro Bento Prado - Conferência de Abertura do Curso na UFSCar –Educação e Africanidades: Contribuições dos Pensamentos do educador e psicólogo estadunidense Asa G. Hilliard III

12 a 14 de maio (terça a quinta)–

  • 8h30 as 12h / 14h30 as 18h – Curso: Excelência na Educação: contribuições do pensamento africano em Psicologia e Educação. O curso abordará e/ou aprofundará questões relativas a:

1.     Africanidades e Excelência na Educação Básica e Universitária: contribuições da Filosofia, da Psicologia e da Pedagogia de raiz africana

2.     Ser Africano: ser família, ser comunidade

3.     Recriação das identidades africanas na diáspora e no continente: as marcas deixadas pelo tráfico, pela escravidão, pelo colonialismo e pelo neo-colonialismo

4.     Nsaka Sunsum: fundamentos pedagógicos africanos para excelência acadêmica

5.     Marcas da ideologia da branquitude na Psicologia ocidental e seus reflexos na Educação

6.     Legado do pensamento tradicional africano para a Psicologia: contribuições da Filosofia de raiz africana

7.     Embranquecimento, Pertencimento Étnico-Racial e Identidade Fragmentada: contornos e contextos da Psicologia afro-brasileira

8.     Kuanza: encerramento africano

Nenhum comentário:

Postar um comentário