29 janeiro, 2009

Blog do Zeca - Win Wenders e Aprendenders

Blogs parceiros.
Vocês conhecem o blog do Zeca?, Zeca sempre escreveu excelentes dicas culturais, com uma fina ironia, crítica apurada e uma boa dose de humor. Antes de inaugurar seu blog ele encaminhava estas dicas por e-mail, então tomei a liberdade de postar uma das dicas preferidas. 

Wim Wenders e Aprendenders
 
 
Amigos, desde que me tornei assíduo no Mercearia São Pedro – boteco decano ao lado do Fórum de Pinheiros -, o Nick Cave, aquele compositor das trilhas de Asas do Desejo e de Tão Longe, Tão Pertode Wim Wenders, me olha enviesado quando vou ao banheiro.  Ator, roteirista, escritor e músico, Cave está há um tempão fixo na parede do Mercearia. Não entendo o que vai manuscrito em inglês no pôster, não pelo idioma, mas pelos garranchos – talvez disformados por alcoolemia, dado a vida etílica de Cave.
 
Nesta quinta, pós carnaval, mesmo de tarde, o bar estava lotado. Procurei então me ajeitar à beira do balcão.  “Tá difícil descolar mesa hoje”, disse o rapaz que me servia a primeira Original. Cave, de óculos escuros estava ali percebendo a muvuca do Mercearia.  Não sou fã do cara, sei pouco sobre ele. Já li artigo na Falha de S.Paulo que o comparava a Lou Reed. - qualquer dia desses consultarei o Step(Marcelo Steponkevicius), meu amigo da Vila Ema especialista em pop/rock de todos os cantos.
 
Sei que Cave é australiano e que nos anos 80 chegou ao reconhecimento do público e da crítica com a banda Nick Cave and The Bad Seeds, com letras violentas, que beiravam o sadismo. É dito que ele lê a Bíblia e consome altas doses de álcool antes de escrever suas músicas. Agora, o mais interessante sobre Cave, eu descobri com o balconista do Mercearia. Acreditem: o músico chegou a morar ali pertinho, na Vila Madá, nos anos 90 onde conheceu Viviane Carneiro com que teve seu primeiro filho, Luke. Segundo o rapaz, Cave, que freqüentava o Mercearia, tomava seu uísque no mesmo lugar do balcão onde eu bebia minha Original. Lógico que não acreditei naquele papo, mas afirmou o balconista dizendo pra eu procurar entre as imagens de Cave no You Tube uma em que ele está no Mercearia.
 
Pra quem se interessar segue o link do You Tube com o Nick Cave no Mercearia.  http://www.youtube.com/watch?v=VAIGeETmk90

2 comentários:

  1. Mauricião: grato pela lembrança do texto e pelo carinho.
    Zeca.

    ResponderExcluir
  2. Pôoo, o YouTube tirou o video do ar, fiquei curioso para ver o Cave lá na mercearia. Já fui fã do cara mas hoje estou mais pro samba e a MPB do que para as músicas depre dele.
    Abraços
    Hz

    ResponderExcluir