10 dezembro, 2008

Torturing Democracy

          O que acontece quando o presidente e alguns assessores diretos da principal potência do planeta são acusados de patrocinarem violações dos direitos humanos?, o que acontece se o país destes governantes não é signatário do Tribunal Penal Internacional?, o que acontece se estes governantes, em conluio com outros governantes, patrocinaram sequestros, torturas, prisões ilegais, vôos secretos, desrespeitaram dispositivos da Convenção de Genebra?.

         As investidas autoritárias parecem seguir uma trajetória trágica, onde as violações das normas jurídicas internacionais são respaldadas por pareceres obscuros de especialistas que procuram dar a estas, ares de legitimidade.

        O site da "The National Security Archive" da "The George Washington University" - http://www.gwu.edu/~nsarchiv/ 

www.nsarchive.org

publicou textos e vídeos sobre  a história destas violações - "Torturing Democracy" - www.torturingdemocracy.org foi produzido pela Washington Media Associates em associação com o The National Security Archive.

       Neste site poderão encontrar também diversos documentos sobre o envolvimento dos EUA no patrocínio de golpes militares pela América Latina, o envolvimento da CIA na desestabilização de diversos governos. A publicação destes arquivos foram possíveis por causa do "Freedom of Information Act." 

      No Brasil, a maior parte dos arquivos produzidos pela ditadura militar continuam nos porões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário